Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sandra.wink.wink

Sandra.wink.wink

O Erasmus e eu, eu e o Erasmus!

DSC_0229.JPG

 

No ano passado os meu filhotes tiveram a brilhante ideia de aderir na escola a um programa erasmus. Ai o  meu menino para aqui, ai a minha menina para ali, coração de mãe apertado....passou. Foram vivos e vieram inteiros e mais crescidos emocionalmente.

Este ano, ou seja na semana passada o final deste programa aconteceu em Portugal, foi o culminar de um programa  de dois anos e recebemos os alunos e professores dos outros países de braços abertos.

O meu filhote foi á Grécia e a minha filha á Turquia, por causa destas viagens tive um contacto mais dinâmico com os pais dos outros alunos que também viajaram, foi na viagem da minha filhota que conheci a Magda

Este grupo de pais em especifico estava determinado em proporcionar a melhor estadia possível aos alunos que recebemos na nossa casa! Não tínhamos combinado nada, o que tínhamos era tempo e vontade de mostrar aos miúdos o máximo de Portugal

 

DSC_0156.jpg

 

Dia 1, sábado, chega o meu grego. Os pais.... então e se fossemos almoçar? Boraaaa, a Magda: - E se fossemos a cascais? Boraaaaa! Chegámos a casa lá para as nove da noite. No almoço tive o primeiro contacto com os professores gregos, ele não dizia uma palavra em Inglês, ela tinha um sotaque tão carregado que nos não percebíamos nada do que senhora dizia. Nós é como quem diz, o meu marido percebia a senhora perfeitamente, ele ria e dizia que sim com a cabeça.Tava ali uma conversa jeitosa!

 

 

 

 

Dia 2, tínhamos pensado mais ou menos todos a mesma coisa, como tínhamos mais miúdos a chegar a Lisboa e entre chegadas no aeroporto e almoço, combinámos o encontro no Oceanário, por esta altura já éramos uns 18, eu já tinha comigo o rapaz grego e a rapariga turca.

DSC_0167.JPG

 

Quando entrámos a Magda e o meu marido ligam o complicador!

A Magda: -Ai isto só tem uma saída o melhor é andarmos a vontade e encontramo-nos no final.

DSC_0195.JPG

 

O meu marido: -É melhor ficarmos todos juntos, para não perdermos ninguém! (é que ele já estava a ver a cena, se perco algum de vista ainda vou ter que ir de mergulho pescar algum miúdo ao lago dos pinguins!)

E ficam ali um bocado naquilo e eu olhava para um, para outro, para um e para outro. Lá decidimos que iam uns a frente e outros atrás a varrer o pessoal das salas para não ficar ninguém sozinho lá para trás.

Visita concluída, os miúdos do intercambio cansados e contentes os professores gregos maravilhados! Por esta altura já tinham percebido que estes passeios no fim de semana não tinham nada a ver com a escola, mas sim com um grupo de pais em especifico que simplesmente tinham decidido juntar-se e passear, para os miúdos se divertirem em conjunto.

Dia 3, segunda feira, o drama ao pequeno almoço! O grego só comia cereais, eu não tinha nenhuns em casa, a turca:- Eu como ovos mexidos com cogumelos. Como?

E então uma torradinhas com chá ou leite? não? Ok sai uns ovos mexidos com cogumelos para a mesa do canto e um nestum. Nesse dia fui ás compras,  se os meus meninos queriam cereais e ovos mexidos, então seriam os melhores cereais e ovos do mundo! 

Dia 4, os miúdos andavam com uma conversa que queriam sair a noite. Eh lá, saírem a noite? sozinhos? devem, lol.

Mensagens para a frente e para trás durante o dia, estava decidido, íamos a um bar no cais do sodré. E fomos, 4 adultos e quase duas dezenas de alunos. A Magda mete os todos lá para dentro e nós os pais cá fora na paz dos anjos! Chegámos a casa depois da meia noite, eles contentes porque tiveram a saída a noite e nós cansados mas com o coração calmo, tudo tinha corrido bem, estão todos em segurança.

Dia 5 e 6 as actividades na escola deixaram o pessoal meio morto, e quase que se deixavam dormir a mesa!

18360817_10155390131129636_1404567331_n.jpg

 

Dia 7, ultimo dia a noite houve uma festa de despedida! Os pais estavam convidados e levavam o jantar! (pois!) Os miúdos jantaram, cantaram, dançaram viram o vídeo que os Portugueses fizeram, choraram agarrados uns ao outros, foi o final de uma semana cheia de actividades e coisas novas e muitas amizades.

E nós os pais? Nós os pais pintámos a manta cá fora, Oh p´ra eles tão divertidos!

DSC_0218.jpg

DSC_0220.jpg

 

 

 

O de creme era o professor Grego, a cara dele diz tudo....estes pais são loucos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu e a Magda chegámos uma conclusão, por sermos todos um bocados destrambelhados é que nos demos todos bem!

 

Ficam as recordações, fica a experiência de conhecerem pessoas de culturas diferentes, ficam as amizades de adolescência.

DSC_0242.JPG

DSC_0252.JPG

 

 

 

 

 

 

10 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Instagram

Facebook

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D